Blog

MURO DE BERLIM: GRANDE BARREIRA PROMISSORA NA ALEMANHA

Imagem do Muro de Berlin – Direitos autorais: visitBerlin, Foto: Philip Koschel

Sabe quando surge aquela curiosidade quando viajamos para algum país cheio de história e memoriais? É mais ou menos assim que os turistas se sentem quando visitam o local onde ficava o famoso MURO DE BERLIM, na Alemanha.

A construção, de 155 km de comprimento, foi erguida em meados de 1961 e marcou um grande capítulo de tribulações na história da humanidade. Mesmo agora, 31 anos após sua demolição, a sensação de visitar o local continua à flor da pele.

Diante do Muro, é inevitável relembrar os acontecimentos da época, e sentir o peso de estar diante de um dos grandes símbolos que evidenciaram a polarização do mundo no período da Guerra Fria. Em uma viagem a Berlim, ir até lá é um dos passeios obrigatórios.

A capital da Alemanha é uma cidade moderna e inovadora, mas que ainda guarda lembranças tristes desse período vivido na história. Veja, abaixo, um pouco sobre o Muro de Berlim.

Curiosidade que você precisa saber sobre o “Berliner Mauer”

O Muro de Berlim foi um marco histórico e determinante no século XX, erguido por motivos ideológicos para dividir a fronteira entre Berlim Ocidental e Berlim Oriental na Alemanha.

Causando diversos conflitos e tribulações aos habitantes do local, o monumento ficou marcado por muitas cenas tristes, como as de pessoas que tentavam a travessia e não conseguia completá-la.

A barreira física era cercada com alarmes e aproximadamente 300 torres de observação, além de soldados que faziam a guarda do Muro constantemente. Sendo assim, era praticamente impossível que alguém a ultrapassasse naquele período.

Com o passar dos anos, os movimentos a favor da derrubada do Muro foram crescendo, com várias manifestações por mais direitos e liberdade na cidade. Porém, somente após 28 anos essa divisão veio abaixo, com o mundo acompanhando pela TV a derrubada do monumento histórico.

Com tudo isso, vale ou não vale a pena ter um gostinho de conhecimento histórico ao conhecer esse local?

Após sua derrubada

Uma parte dos resquícios do Muro de Berlim, logo após sua derrubada, virou uma espécie de “mural” para artistas internacionais, os quais ali expõem artes de pinturas e ilustração. O resultado é ótimo para os amantes de fotografia, que podem fazer belos registros da visita ao monumento!

Como aproveitar a visita

Além da exposição ao ar livre, é interessante saber que em cada pintura há grande significado. Isso deixa a visita ao Muro ainda mais interessante e apaixonante aos fotógrafos, historiadores e turistas que amam um cenário recheado de detalhes artísticos.

Para completar, as artes também transmitem muito sentimento, tanto das pessoas que viveram ali quanto das que vivem até hoje – o que deixa a cidade germânica ainda mais completa e cheia de recordações.

Sem dúvida, viajar a Berlim é uma boa oportunidade para conhecer um pouco mais da história. Incrível, não é? Como os detalhes históricos que a cidade possui, a viagem acaba sendo, também, pelo tempo.

A Alemanha é muito rica em atrações históricas, com diversos monumentos interessantes além do Muro de Berlim. Isso tudo, é claro, sem falar na gastronomia, no clima, e na cultura surpreendente do país!

Não perca a oportunidade de realizar viagens incríveis como essa. Crie e viva momentos marcantes pelo mundo afora! A Tripnet pode te ajudar realizar esse sonho. Quer saber mais? Clique aqui e confira nossos pacotes de viagem com os melhores preços!

MURO DE BERLIM: GRANDE BARREIRA PROMISSORA NA ALEMANHA

Ezequiel

Comment (0)

Fale Conosco no Whatsapp